segunda-feira, 7 de abril de 2014

Artcraft - Modelo Atualizado do Tauren

Mais uma raça com modelo atualizado, os Taurens masculinos. Confira abaixo a nota de Steve Aguilar sobre a nova atualização!

Olá, pessoal, meu nome é Steve Aguilar, animador lead da equipe de animação de World of Warcraft. Hoje mostraremos o tauren, e com uma ajuda do restante da equipe de animação, vamos dar uma olhada nos processos de animação que usamos pra dar vida a esse grandão.

Antes de começar a animação, nós já sabíamos que o tauren seria um trabalho fantástico, dados todos os detalhes acrescentados ao personagem pela equipe de arte.

Quando começamos a aplicar as animações, tomamos todo o cuidado para não nos distanciarmos do original. É importante manter a essência das animações originais, pois a maneira como o personagem se move, anda e se porta ajuda a definir sua personalidade. Usamos todas as animações originais como ponto de partida, depois iniciamos um processo de limpá-las e acrescentar outras articulações. Vamos ver como é esse processo.

Reanimação - Steve Guilar

A animação normal do personagem parado é uma das mais importantes, pois é o que você, o jogador, vê a maior parte do tempo. Quando você para de se mover ou anda até um PNJ, a principal pose do personagem é essa, parada. Muitas outras animações também dependem dela para uma transição suave.

Quando importamos a animação do personagem parado para o novo modelo, procuramos desequilíbrios, rotações estranhas ou engasgos que precisem de ajuste. Depois de limpar a posição, passamos por outra prova de fogo, que é verificar se as outras animações poderão se alternar com a nova pose de maneira suave. Se fizermos mudanças demais, pode haver um efeito dominó e, possivelmente, todas as animações existentes serão prejudicadas.
Depois de deixar a pose pronta, passamos para a reanimação dos gestos do personagem parado. Pequenas mudanças na forma como os músculos se movem, os membros se mexem ou os pés tocam o chão podem dar uma ideia melhor do peso da criatura que estamos animando. Ajustar o tauren foi muito divertido, porque pudemos adicionar muito mais peso do que o modelo anterior tinha, deixando ele muito maior e mais parrudo. Outra coisa que se sobressaiu foi a falta de movimentos nas narinas, tranças e, especialmente, no rosto. Com a adição do rig facial, pudemos fazer as sobrancelhas, narinas, orelhas e bochechas reagirem à respiração. Adicionar esses movimentos sutis acabou somando tanto ao personagem que imaginei o tauren olhando direto pra mim e dizendo "valeu, cara".

Uma comparação lado a lado dos modelos novos e antigos:



Como vocês podem ter visto, a animação ficou muito mais bonito e bem "boleada"! Para ler sobre todas as mudanças, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário